ONDE FICAR
Lages
Catedral Diocesana
No dia 01 de janeiro de 1922, após 12 anos de construção, estava pronta a grandiosa igreja de Lages para ser consagrada. A missa foi celebrada por D. Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo do Estado de Santa Catarina. Construída em pedra pelos padres franciscanos, em estilo neo-gótico, vieram da Alemanha sete projetos para que fosse escolhido o que deveria ser executada.
Frei Egídio Lother, da ordem Franciscana assumiu o projeto como arquiteto construtor, a direção das obras. Possui vitrais importados da Alemanha. A luz que passa através deles são de uma beleza comovente, produzem sensação de plenitude, eternidade e de paz.
Ainda no interior da Catedral destaca-se o altar-mor, em estilo gótico e as imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, esculpidas por um renomado imagineiro, também vinda da Alemanha, impressionam pela delicadeza das expressões e o movimento do drapeado do manto dos Santos.
Com a criação do Bispado de Lages, a Igreja Matriz foi elevada à categoria de Catedral Diocesana, em 17 de janeiro de 1927.
Os Sinos da Catedral: No dia 24 de dezembro de 1920, foram solenemente batizados os sinos comprados em Bochum, na Alemanha. O maior deles, denominado “Cristo Salvador” ou “Redentor”, pesando 1.520 kg., o dadalo pesando 87 kg. Foi doado pelo Senhor Oscar de Brito e Dona Alice Wendhausen, o “Santa Maria” pesando 920 kg., foi doado por D. Brandalise Alves de Britto e o “São Francisco” que pesa 475 kg.
Como chegar
Rua Frei Gabriel, 145 - Centro, Lages - SC, 88502-030